sábado, 31 de agosto de 2024

 

O PAPEL DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE

ALCLIANE DE SOUSA GÓES

 

INTRODUÇÃO 

As organizações sociais surgiram como forma de garantir a sobrevivência e perpetuação da história da humanidade ao longo do tempo. Para tanto, ela buscou pautar-se em observações, experimentações e conhecimentos, para assim criar meios e técnicas que viessem somar a esses objetivos. Porém o conhecimento, não poderia ficar num plano abstrato e isolado, ele precisava respaldar-se de veracidade e certeza, e ganhar reconhecimento social, assim, os diversos grupos sociais foram se organizando, distribuindo tarefas, dividindo saberes e construindo o conhecimento concreto, testado e comprovado, assim, nasce a ciência. De acordo com (MORIN, 2005) em relação ao conhecimento científico, “é o conhecimento vivo que conduz a grande aventura da descoberta do universo, da vida, do homem”.

Se formos olhar num plano superficial das coisas, veremos logo uma reposta limitada sobre O papel da Ciência na Sociedade, porém o objetivo deste texto é trabalhar essa temática pontuando alguns de seus benefícios na sociedade. Assim, Francisco Bacon, procurou articular o método da ciência, a fim de que a ciência tentasse melhorar a sorte do homem, com a observação organizada. 

 O Papel da Ciência na sociedade 

Ciência é o conhecimento estudado e comprovado, para tanto, se utiliza de métodos e técnicas, para garantir sua aceitação na sociedade atual, que depende dela para se organizar, proteger, e se desenvolver. A ciência proporciona a esperança de uma vida melhor, na medicina, na agricultura, na tecnologia.  

Para os gregos, ciência é a era do conhecimento verdadeiro, universal, necessário. Conhecimento fundamentado e, por isso também, fundamental. Episteme era só a Filosofia, única ciência que buscava os fundamentos (e nisso residia sua cientificidade) - autêntica arqueologia no sentido etimológico da palavra - pois a filosofia era ciência das primeiras causas e primeiros princípios (FONSECA, 1997). 

O papel da ciência atualmente não é mais visto somente como a busca de imperialismo do mundo, mas sim resguarda-lo, em um contexto em que o conhecimento científico ainda representa uma forma de poder seja na prática social, econômica e política e um fenômeno cultural mais do que um conjunto de teorias.

Segundo Bazzo et al.(2003),

a ciência deriva do latim scientia, que quer dizer “saber, conhecimento”. E é uma concepção herdada, como um empreendimento autônomo, objetivo, neutro e baseado na aplicação de um código de racionalidade alheio de qualquer tipo de interferência externa. Sendo um método cientifico basicamente como um método indutivo para o descobrimento de leis e fenômenos. 

Então falando em ciência e sociedade, vale entender um pouco o que vem a ser sociedade, alguns autores a compreendem como um corpo orgânico e estruturado em todos os níveis sociais, reunindo indivíduos que vivem sob o mesmo sistema económico, político e social. Obedientes a normas e leis para sua reprodução. 

Nesse contexto, a sociedade em geral acredita que quanto maior for a produção científica e tecnológica, maior será a geração de riquezas para o país e, consequentemente, o bem-estar social. Esse tipo de concepção gera o que Cerezo et al. (2003) apud Pinheiro (2005)  chamam de “modelo linear” de desenvolvimento: + ciência = + tecnologia = + riqueza = + bem-estar social. 

CONCLUSÃO 

De acordo com as discussões a cerca do papel da ciência na sociedade, pode-se considerar a ciência, como um conhecimento verdadeiro, para a descoberta de novas leis e fenômenos; de cura, de desenvolvimento tecnológico, de novos conhecimentos científicos, aplicáveis à produção ou melhoria de bens ou serviços; e a sociedade um grupo de indivíduos que vivem em um determinado sistema estabelecido socialmente e aceito.

Nesse contexto, desde o início da vida na terra, o homem buscou saídas para sua sobrevivência ao meio. E ao longo do tempo, criou, inventou, descobriu e cresceu. Vieram as revoluções e com elas o desenvolvimento cultural, social e econômico. E a ciência ganhou corpo com suas comprovações científicas e ganhou também a sociedade que hoje não vive sem ela. 

REFERÊNCIAS 

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

 FONSECA, M. J., Sobre o conceito de ciência. Revista Millenium , n. 6, março, 1997. 

Gallegos,J. Reflexiones sobre la ciencia y la epistemología científica. Granada: Universidad de Granada 

MORIN, E., Ciência com consciência, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ed. 9ª, 2005, 350p. 

PINHEIRO, N. A. M. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. 

http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/1%20CTS/CTS_Artigo8.pdf Acesso em 12/01/16

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